20/11/2024 | Por: LS NOTÍCIAS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso de encerramento da cúpula de líderes do G20 no início da tarde desta terça-feira (19). Ao fim, ele passou o bastão da presidência do grupo para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. A África do Sul será sede do G20 em 2025.
Lula disse que esse vínculo entre África e América Latina é cheio de
história, economia e cultura. Ele agradeceu as pessoas que trabalharam para
trazer os resultados desta terça e disse esperar que a presidência da África do
Sul vá além do que podemos realizar.
O presidente se emocionou ao citar Nelson Mandela e
lembrou as palavras do líder africano de que é fácil demolir e destruir, heróis
são aqueles que constroem. O presidente Lula afirmou que "vamos construir
juntos um mundo sustentável e um planeta também".
O petista falou um pouco também dos feitos durante esse G20, afirmou que eles aprovaram primeiro o documento bilateral de bioeconomia. Também ressaltou que mais recursos são necessários para objetivos persistentes e que definiram, estabeleceram força-tarefa sobre a governança internacional sobre o meio ambiente.
Lula disse que ao longo do último ano foram realizadas mais de 140 reuniões em 15 cidades brasileiras. Ele defendeu também que quanto maior for a interação entre líderes de Estado e Sherpas (representantes dos líderes), mais significativos serão os resultados dos trabalhos. Ele afirmou também que os líderes apenas arranham a superfície os desafios que o mundo tem que enfrentar, mas que esse é um momento propício para avaliar o papel que eles desempenham e como devem atuar daqui em diante.
Fonte CBN
Jose Raimundo dos santos numero 259, 259 Centro
a Barra d Alcântara /Piaui