Sábado , 23 Nov de 2024

Inquérito entregue ao Supremo Tribunal Federal identifica uma organização criminosa que atuou de forma coordenada na tentativa de manter Bolsonaro no

Moraes vai enviar inquérito do golpe à PGR na próxima semana; saiba próximos passos

22/11/2024 | Por: LS NOTÍCIAS

Inquérito entregue ao Supremo Tribunal Federal identifica uma organização criminosa que atuou de forma coordenada na tentativa de manter Bolsonaro no

ministro Alexandre de Moraes vai enviar na semana que vem à Procuradoria-Geral da República o inquérito da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe.

Depois de receber o processo, o procurador-geral Paulo Gonet terá 15 dias para decidir se denuncia os indiciados ao STF; se pede mais informações ou se arquiva o caso.

·         Veja a lista completa de nomes indiciados, com Bolsonaro, Braga Netto e mais

·         STF mantém delação premiada de Mauro Cid

O inquérito entregue ao Supremo Tribunal Federal identifica uma organização criminosa que atuou de forma coordenada na tentativa de manter Bolsonaro no poder em 2022, após ele ter perdido a eleição para Lula.

O relatório final — com oitocentas e oitenta e quatro páginas — foi entregue ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, depois de quase dois anos de investigação.

Polícia Federal afirmou que os 37 cometeram tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, com penas que podem chegar a 28 anos de prisão.

Em uma rede social, Bolsonaro reproduziu trechos de uma entrevista ao site Metrópoles, em que ataca o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o ex-presidente, o ministro conduz todo o inquérito; ajusta depoimentos; prende sem denúncia; faz pesca probatória; tem uma assessoria bastante criativa e faz tudo o que não diz a lei.

Bolsonaro disse que a luta vai começar na Procuradoria-Geral da República.

Para a relatora da CPMI do 8 de janeiro, senadora Eliziane Gama, o indiciamento corrobora as conclusões da Comissão.

Grande estrutura

As investigações apontaram que os investigados se estruturaram por meio de divisão de tarefas, o que permitiu a individualização das condutas e a constatação da existência dos seguintes grupos:

·         a) Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral;

·         b) Núcleo Responsável por Incitar Militares à Aderirem ao Golpe de Estado;

·         c) Núcleo Jurídico;

·         d) Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas;

·         e) Núcleo de Inteligência Paralela;

·         f) Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas

Com a entrega do relatório, a Polícia Federal encerra as investigações referentes às tentativas de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Fonte CBN 

Comentários

Fale Conosco pelo WhatsApp

Jose Raimundo dos santos numero 259, 259 Centro
a Barra d Alcântara /Piaui