Sexta , 25 Abr de 2025

Líderes mundiais e autoridades lamentam morte do papa Francisco; veja repercussão

ASSISTA

21/04/2025 | Por: LS NOTÍCIAS

Líderes mundiais e autoridades lamentam morte do papa Francisco; veja repercussão

Líderes mundiais, chefes de Estado, autoridades e representantes de diversas instituições lamentaram a morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), no Vaticano. Veja repercussão:

Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, escreveu na rede social X (ex-Twitter) que a notícia da partida de Francisco "nos entristece profundamente, porque um grande homem e um grande pastor nos deixou". "Tive privilégio de aproveitar amizade, conselhos e ensinamentos dele", completou.

"Ele pediu ao mundo coragem para mudar de direção, para seguir um caminho que 'não destrua, mas cultive, repare e proteja'. Andaremos nessa direção, em busca de um caminho de paz, buscar o bem comum e construir uma sociedade mais justa e igualitária", refletiu Meloni.

 

Presidente da Argentina, Javier Milei

O presidente da Argentina, Javier Milei, que sempre teve relação distante com Francisco e já fez duras críticas e comentários sobre o pontífice, lamentou a partida do conterrâneo: "Apesar de diferenças que hoje parecem menores, poder tê-lo conhecido em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim".

"Como presidente, como argentino e, fundamentalmente, como homem de fé, me despeço do Santo Padre e acompanho todos que hoje nos encontramos com esta triste notícia", completou.

O governo da Argentina também emitiu nota de pesar. Veja:

 

Secretário-geral da ONU, António Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que Francisco foi uma "voz transcendente pela paz, dignidade humana e justiça social".

"Ele deixa um legado de fé, serviço e compaixão por todos, especialmente aqueles deixados às margens da vida e encurralados pelos horrores do conflito", continuou.

Guterres também declarou que "nosso mundo dividido e divergente será um lugar muito melhor se seguirmos exemplo dele de unidade e compreensão mútua em nossas ações".

 

Presidente do Brasil, Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de sete dias e declarou que "o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio".

"Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito", completou Lula, em nota de pesar.

 

 

 

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou mensagem de pesar curta na plataforma Truth Social. "Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus abençoe ele e todos que o amavam!", falou.

 

Presidente da França, Emmanuel Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou no X que papa Francisco queria que a "Igreja Católica desse alegria e esperança aos mais pobres". "Unir as pessoas com as outras e com a natureza. Que essa esperança renasça eternamente para além dele".

 

 

Vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance

Uma das últimas autoridades a encontrar Francisco pessoalmente, no domingo de Páscoa, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, escreveu que ficou feliz ao se reunir com o pontífice. "Apesar de ele estar obviamente muito doente", escreveu.

O encontro ocorreu após uma série de críticas do pontífice às políticas de imigração implementadas pelo governo do presidente Donald Trump. Vance prestou solidariedade aos católicos e, em publicação no X, relembrou homilia que papa Francisco realizou "nos primeiros dias da covid-19". "Foi realmente muito bonito", disse Vance.


Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, falou no X que "esforços incansáveis" de Francisco "para promover um mundo mais justo para todos vão deixar um legado duradouro". 

 

Presidente da Espanha, Pedro Sánchez

O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, foi na mesma linha de Starmer e afirmou que "compromisso com a paz, a justiça sociais e os mais vulneráveis" demonstrado por Francisco "deixa um legado profundo".

 

Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Em comunicado publicado no site do Kremlin, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que Francisco "teve grande prestígio internacional como servo fiel dos ensinamentos cristãos" e atuou como "um religioso sábio" e um "defensor consistente dos altos valores do humanismo e da justiça".

"Durante todos esses anos de papado, ele promoveu ativamente o diálogo entre as igrejas Ortodoxa Russa e Católica Romana, bem como uma relação construtiva entre Rússia e Santa Sé", disse. "Tive oportunidade de me comunicar com este homem extraordinário em muitas ocasiões, e vou levar para sempre as melhores memórias dele", continuou.


Ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama

O democrata disse que o papa era um dos "raros líderes que nos fizeram querer ser pessoas melhores".

 

 Fonte SBT NEWS

Comentários

Fale Conosco pelo WhatsApp

Jose Raimundo dos santos numero 259, 259 Centro
a Barra d Alcântara /Piaui