24/04/2025 | Por: LS NOTÍCIAS
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), destacou que há previsão de novas chuvas nos próximos dias, principalmente em regiões específicas do estado.
“Ainda tem previsão de chuva, mais para o final de semana e também próximo das mesmas configurações. Abril ainda temos também chuva para a microrregião do baixo Parnaíba, que pega Luzilândia, Barras, Esperantina, por exemplo, também temos previsão de chuva para a faixa litorânea e perspectiva de chuva para o Sudoeste piauiense”, informou a especialista.
No entanto, para outras áreas do estado, o cenário é diferente. A climatologista aponta que o Sudeste piauiense não deve ter acumulados significativos de precipitação.
“Já para Sudeste, pegando ali Paulistana, São João do Piauí, subindo um pouco mais até a microrregião de Picos, pode haver chuvas isoladas, com quantitativos bem menores do que a gente vai observar no Centro-Norte e Norte, mas lá, a novidade são os ventos alterados de 10h às 15h. Não temos previsão de chuva que vai impactar diretamente na seca, não temos precisão de chuva recorrente, serão chuvas isoladas que causam pouco impacto”, destacou Sara Cardoso.
Teresina registra acumulados de até 55 mm em 48 horas
A capital piauiense também foi atingida por fortes chuvas nas últimas horas. Segundo a climatologista, os índices pluviométricos registrados estão dentro do previsto para este período.
“A chuva em Teresina estava prevista, já chegamos a 55 mm nas últimas 48 horas. Ontem, nós tivemos na zona Leste, uma área que pegou 34 mm e outra área que pegou 32 mm, nas demais áreas da capital pegou 30 mm", relatou Sara.
"Ontem a região que registrou maior acumulado foi a zona Leste de Teresina, que é uma zona que tem muitos problemas de drenagem. Então sempre quando chove 10 mm, já soma a maioria dos pontos de alagamentos, então resguarde sua vida, não tente ultrapassar essas vias alagadas, se estiver dentro de casa por conta dos raios, não use o aparelho celular ligado na tomada por conta da descarga elétrica”, alertou a especialista.
Alerta e prevenção
A recomendação da Semarh é para que a população fique atenta às atualizações das previsões climáticas, especialmente em regiões com histórico de alagamentos ou problemas estruturais. Em caso de chuvas intensas, a orientação é evitar sair de casa e não se expor a riscos desnecessários.
Fonte Cidade verde
Jose Raimundo dos santos numero 259, 259 Centro
a Barra d Alcântara /Piaui