28/04/2025 | Por: LS NOTÍCIAS
Técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Hospital São Marcos estiveram reunidos durante toda a manhã de hoje (28) em busca de um entendimento sobre o impasse que levou a suspensão do tratamento de pacientes com câncer. Mais de mil pessoas estão com atendimento suspensos, devido à divergência entre a Prefeitura de Teresina e o hospital.
Técnicos do Ministério da Saúde desembarcam em Teresina nesta terça-feira (29) para uma inspeção na Fundação Municipal de Saúde e no Hospital São Marcos. O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) disse que o hospital realizou empréstimos indevidos de cerca de R$ 30 milhões. A direção do hospital contesta. Amanhã, a equipe de Brasília visitará as duas instituições para chegar a uma conclusão sobre a dívida.
Ano passado, a pedido do Ministério Público Estadual, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar possível crime de apropriação indébita dos recursos.
O delegado Denis Sampaio, da Delegacia de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (Deccor), que preside o inquérito, disse que a investigação teve início o ano passado e não foi concluída ainda, devido à dificuldade de ter acesso aos balancetes. Ele disse que solicitou novo prazo e foi autorizado pela justiça.
Denis Sampaio ressaltou ainda que se as duas instituições chegarem a um acordo, o inquérito pode ser arquivado.
Intervenção da Bancada Federal
O coordenador da bancada federal do Piauí, deputado Merlong Solano (PT), confirmou que técnicos do Ministério da Saúde chegam hoje em Teresina. Na última reunião da bancada com o ministro Padilha, os parlamentares pediram a visita de técnicos ao estado.
“Seis técnicos do Ministério da Saúde desembarcam em Teresina hoje à noite e amanhã de manhã uma parte visitam a Secretaria de Estado de Saúde e a tarde a equipe se reúne toda com o Hospital São Marcos e a Fundação de Saúde para o acerto final. Essas conversas e os levantamentos de dados oficiais sairá o diagnóstico final do Ministério da Saúde e as soluções que serão pactuadas”, disse Merlong Solano.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Piauí), Raimundo Júnior, anunciou que a Ordem vai acionar a Justiça do Piauí para que a Fundação Municipal de Saúde restabeleça imediatamente o tratamento de pacientes com câncer no estado. Na ação, a OAB pede um prazo de 48 horas para que a FMS faça um plano de contingência para os próximos seis meses para evitar outras suspensões no atendimento.
Fonte Cidade verde
Jose Raimundo dos santos numero 259, 259 Centro
a Barra d Alcântara /Piaui