Terça , 29 Abr de 2025

FMS e Hospital São Marcos tentam acordo um dia antes de receberem equipes do Ministério da Saúde

28/04/2025 | Por: LS NOTÍCIAS

FMS e Hospital São Marcos tentam acordo um dia antes de receberem equipes do Ministério da Saúde

Técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Hospital São Marcos estiveram reunidos durante toda a manhã de hoje (28) em busca de um entendimento sobre o impasse que levou a suspensão do tratamento de pacientes com câncer. Mais de mil pessoas estão com atendimento suspensos, devido à divergência entre a Prefeitura de Teresina e o hospital.

Técnicos do Ministério da Saúde desembarcam em Teresina nesta terça-feira (29) para uma inspeção na Fundação Municipal de Saúde e no Hospital São Marcos. O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) disse que o hospital realizou empréstimos indevidos de cerca de R$ 30 milhões. A direção do hospital contesta. Amanhã, a equipe de Brasília visitará as duas instituições para chegar a uma conclusão sobre a dívida. 

Ano passado, a pedido do Ministério Público Estadual, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar possível crime de apropriação indébita dos recursos. 

O delegado Denis Sampaio, da Delegacia de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (Deccor), que preside o inquérito, disse que a investigação teve início o ano passado e não foi concluída ainda, devido à dificuldade de ter acesso aos balancetes. Ele disse que solicitou novo prazo e foi autorizado pela justiça. 

Denis Sampaio ressaltou ainda que se as duas instituições chegarem a um acordo, o inquérito pode ser arquivado. 

Intervenção da Bancada Federal

O coordenador da bancada federal do Piauí, deputado Merlong Solano (PT), confirmou que técnicos do Ministério da Saúde chegam hoje em Teresina. Na última reunião da bancada com o ministro Padilha, os parlamentares pediram a visita de técnicos ao estado. 

“Seis técnicos do Ministério da Saúde desembarcam em Teresina hoje à noite e amanhã de manhã uma parte visitam a Secretaria de Estado de Saúde e a tarde a equipe se reúne toda com o Hospital São Marcos e a Fundação de Saúde para o acerto final. Essas conversas e os levantamentos de dados oficiais sairá o diagnóstico final do Ministério da Saúde e as soluções que serão pactuadas”, disse Merlong Solano.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Piauí), Raimundo Júnior, anunciou que a Ordem vai acionar a Justiça do Piauí para que a Fundação Municipal de Saúde restabeleça imediatamente o tratamento de pacientes com câncer no estado. Na ação, a OAB pede um prazo de 48 horas para que a FMS faça um plano de contingência para os próximos seis meses para evitar outras suspensões no atendimento.

Fonte Cidade verde

Comentários

Fale Conosco pelo WhatsApp

Jose Raimundo dos santos numero 259, 259 Centro
a Barra d Alcântara /Piaui